Me dá um Norte: Victor Xamã | Amazonas

ENGLISH

Me dá um norte!
Coluna de música e cultura amazônica, por Felipe Cordeiro.


VICTOR XAMÃ | AMAZONAS

Nascido em Manaus, no coração da Amazônia, o rapper Victor Xamã tem alavancado a proeminente cena hip hop do norte do Brasil.

Com versos e rimas que retratam a brutalidade existencial de quem vive em meio aos grandes problemas de uma cidade grande cercada da maior floresta tropical do mundo.

Suas palavras ganham força na voz potente, grave e muitas vezes sombria do manauara, um timbre totalmente expressivo para palavras igualmente cortantes.

Com vivência amazônica mas com “desejo do mundo todo”, Victor Xamã traz um cosmopolitismo peculiar, ao mesmo tempo com certa reverência à Amazônia vivida mas sem amarras para o porvir no “mundão”.

Com dois EP’S (Cobra Coral 2020 – Calor 2021) e dois álbuns lançados (Janela 2015 – Garcia 2023), Victor Xamã tem ganhado cada vez mais destaque no contexto brasileiro, recentemente se apresentou no Rock in Rio e fez uma apresentação celebrada pelo público e pela crítica.

Na música “Calor”, Victor Xamã, junto de outra força do hip hop na Amazônia, a paraense Nic Dias, derrama imagens que nos impactam: “Pro Brasil o norte é invisível / passeio pra gringo / parquinho pro crime / cegos não percebem o real enemy”.

O último álbum de Victor traz participações de Luedj Luna, Karen Francis e Gabi Farias com destaque para “Oito Correntes”, “Pelas Ruas da Cidade” e “Vigésimo Andar”. 


Oi, eu sou Felipe Cordeiro, cantor, guitarrista e produtor musical do Pará (Amazônia, Brasil) e tive alegria de ter sido convidado pela Bossa pra escrever esta coluna que fala de música popular brasileira feita na Amazônia. Espero que a gente se conecte por aqui e que os conteúdos que eu trouxer te ajude a mergulhar nesse universo musical extraordinário da produção musical do norte do Brasil. Toma um norte!


RADAR BOSSA FM

Quer ficar por dentro dos últimos lançamentos da música brasileira?

Siga a playlist Radar Bossa FM no Spotify.


SHOWS E EVENTOS