Me dá um Norte: Patrícia Bastos | Amapá

ENGLISH

Me dá um norte!
Coluna de música e cultura amazônica, por Felipe Cordeiro.


PATRÍCIA BASTOS | AMAPÁ

Diretamente de Macapá, extremo norte do Brasil, a cantora amapaense Patrícia Bastos é sem sombra de dúvidas uma das grandes vozes brasileiras dos últimos tempos, não só pela límpida e exata expressão vocal, capaz de fascinar qualquer um à primeira escuta, mas por todo conteúdo de informações culturais que sua vasta produção discográfica traz.

Ao todo são oito álbuns em que se exaltam, divulgam e afirmam manifestações musicais afro-amazônicas como o “marabaixo” e o “batuque”, colaborando de forma rica para ampliação do entendimento das músicas de matrizes negras, originárias e amazônicas no Brasil do século XXI.

Patrícia Bastos vem cada vez mais conquistando seu espaço no imaginário da música brasileira e segue angariando merecidos destaques: Ela foi a primeira amapaense a cantar no Rock In Rio (2019) e também ganhou por duas vezes o Prêmio da Música Brasileira. Em 2016 seu álbum “Batom Bacaba” foi indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua portuguesa.

A cantora lançou este ano o álbum “A Voz da Taba” e traz no bojo a negra sonoridade dos tambores do Amapá, além de versos bastante comoventes. Um desses versos é do poeta Joãozinho Gomes na faixa de abertura do disco “Jeito Tucuju” e que Patrícia canta com Caetano Veloso: “Quem nunca viu o Amazonas / nunca irá entender a vida de um povo / De alma e cor brasileiras / Suas conquistas ribeiras / seu ritmo novo”.

Uma música fundamental no repertório de Patrícia Bastos é “Mal de Amor”, um dos mais bonitos lamentos musicais já criados no Brasil. A música é uma parceria do músico Val Milhomem com o poeta Joãozinho Gomes e versa sobre a mítica origem do “marabaixo”, ritmo matriz do estado Amapá.


Oi, eu sou Felipe Cordeiro, cantor, guitarrista e produtor musical do Pará (Amazônia, Brasil) e tive alegria de ter sido convidado pela Bossa pra escrever esta coluna que fala de música popular brasileira feita na Amazônia. Espero que a gente se conecte por aqui e que os conteúdos que eu trouxer te ajude a mergulhar nesse universo musical extraordinário da produção musical do norte do Brasil. Toma um norte!


RADAR BOSSA FM

Quer ficar por dentro dos últimos lançamentos da música brasileira?

Siga a playlist Radar Bossa FM no Spotify.


SHOWS E EVENTOS