¡JE “TREME”, MON AMOUR!
Você está escutando a trilha sonora da festa. Boa leitura!
O que eu poderia dizer quando conheci a festa “JE TREME MON AMOUR”? Começando pelo nome: um jogo divertido com uma palavra "treme", com a expressão em francês: "Je t’aime, mon amour” - "Te amo meu amor". Daí já podemos imaginar como é a festa!
Com quase três anos, a festa que nasce em São Paulo, vem conquistando muita gente que já estava cansada de tantos parâmetros de ser "cool" ou não ser. Eles remam contra todos os clichês presentes na cena alternativa da cidade.
Na "JE TREME" a idéia é se jogar no baile sem o mínimo bloqueio, sempre impulsionado pela "borrifada de jambu", que nada mais é que cachaça curada em folhas de jambú e distribuída ai público durante o evento.
A festa foi criada por três DJs veteranos da cena paulistana. Victor Zalma, Ricardo Venturini a.k.a Madruga e Tide se deram conta que compartilhavam de um gosto musical peculiar e ligado às culturas de massa da periferia.
O nome JE TREME MON AMOUR está influenciado pela cultura do norte do Brasil. O "TREME" está diretamente associado ao tecnobrega do Pará junto ao efeito da dormência da borrifada de jambú.
O repertório está repleto de ritmos dançantes, músicas sentimentais, letras engraçadas, versões inusitadas e remixes. Você vai escutar carimbó, zouk, lambada, samba, tecnobrega, forró, “pagodão” baiano, arrocha, guitarrada, kizomba, funk carioca, pagode, axé, cumbia, brega e muito mais.
A atmosfera do evento segue a mesma linha da música. Gente muito bem humorada e divertida. Os DJs sempre estão com o microfone a postos para fazer uma piada e interagir com a galera e são os responsáveis por anunciar o ritual da borrifada de jambú.
A JE TREME realiza duas edições mensais. A edição principal sempre conta com uma banda e com od DJs residentes. Acontece em um local que acolhe bastante a cultura underground de São Paulo, chamado Mundo Pensante.
Logo, existe uma edição pocket que ocorre em um bar super interessante de Perdizes, chamado "Bebo Sim". Nesta versão, os DJs residentes sempre recebem um DJ convidado.
Grandes artistas passaram pelo evento, como Figuerôas, Aíla, China, Zebra Beat, Los Picoteros y Noites do Norte.
Se você vai pra São Paulo já sabe a rota para chegar até essa festa tão original.
Facebook: https://www.facebook.com/jetrememonamour
Mixtapes: https://www.mixcloud.com/jetreme/deliriuns-treme/
“A Danish musicologist and huge Brazilian music fanatic. This mix seeks to show the deep connection with Africa that exists in Brazilian music”. Russel Slater, Sounds and Colours Magazine.